Ola, encontrei essa pequena aranha proximo ao corredor da minha area de serviço.
Moro em Cajamar SP encontrei ela agora, mes de abril outono. Ela aparece somente a noite, fica mais ativa nesses períodos, de dia parece que se esconde no vão do conduite. Encontrei uma similar na toalha de rosto porém parecia maiorzinha o tronco. Gostaria de saber qual espécie e se existe algum perigo manter ela proximo a entrada de casa.
Felipe de Paula.
Felipe, esta é uma aranha cuspideira (possivelmente Scytodes fusca), o que encontrou na toalha pode ser um macho. É uma aranha inofensiva e excelente para manter em casa, pois podem predar as perigosas aranhas-marrons.
Nesta postagem vou citar uma das aranhas mais conhecidas no Brasil e algumas informações importantes sobre elas.
(ESTA POSTAGEM NÃO FOI CRIADA POR ESPECIALISTAS E PODE NÃO TER TODAS INFORMAÇOES NECESSÁRIAS. E CASO HAJA ERROS, USE O CAMPO DOS COMENTÁRIOS PARA CORRIGÍ-LOS, TODA CRÍTICA CONSTRUTIVA SERÁ BEM-VINDA)
1 - ARANHA FIO-DE-OURO (Trichonephila clavipes)
As aranhas fio-de-ouro (Trichonephila clavipes) são grandes aranhas que podem chegar a mais de 5 centímetros (contando com as pernas), elas não possuem toxina ativa em nós humanos e difícilmente picam. São umas das maiores aranhas-tecedeiras (Nephilidae) e fazem teias características de coloração dourada, por isso o nome popular "fio-de-ouro".
Ficam a maior parte de sua vida na teia e só saem quando há alguma perturbação por perto, como por exemplo: a teia ser destruída por vento, chuva e outros fatores que podem a irritar de alguma forma.
Aviso: Não é recomendado manusear nenhum animal sem conhecimento, pórem mesmo em caso de manuseio é raro picarem sem serem pressionadas porque não são nada agressivas. E apesar de parecer uma aranha perigosa, não as mate pois ela estará apenas te protegendo de insetos ainda mais perigosos como mosquitos, moscas, vespas e outros.. E novamente, em nenhuma ocasião manuseie QUALQUER animal sem o devido conhecimento, pois apesar de não serem perigosas para a maioria das pessoas, não sabemos se podemos ter alguma reação alérgica em caso de acidente.
A espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo o macho muito menor que a fêmea. São de uma família próxima das aranhas conhecidas por maria-bola e aranha-de-prata.
Outros nomes comuns: Aranha-de-teia-dourada, Néfila, etc.
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Subordem: Araneomorphae
Família: Nephilidae
Gênero: Trichonephila
2 - ARANHA-CUSPIDEIRA (Scytodes sp.)
Fêmea de Scytodes fusca.
Macho de Scytodes fusca.
As aranhas-cuspideiras (Scytodes sp.) parecem possuir algum nível de parentesco com as Loxosceles (aranhas-marrons), mas sua peçonha é de baixa toxicidade para o homem. As Scytodes possuem uma estratégia de caça incomum, onde lançam uma seda pegajosa que é produzida por glândulas específicas localizadas no cefalotórax (por isto possuem uma "cabeça" mais avantajada que as demais espécies de aranhas). Possuem comprimento de corpo de cerca de 7-8 mm e as pernas são longas e finas.
Veja no vídeo abaixo como aranhas-cuspideiras predam suas presas:
O formato dos olhos são dessa forma: (2-2-2)
Outras imagens de aranha cuspideira:
aranha-cuspideira com saco de ovos.
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Subordem: Araneomorphae
Família: Scytodidae
Gênero: Scytodes
3- ARANHA VIÚVA-MARROM (Latrodectus geometricus)
Fêmea quase adulta (primeira e segunda foto)
Fêmeas jovens:
As aranhas-viúvas tem má fama por possuírem uma neurotoxina potente e também por matarem os machos após a cópula, mas em relação a esse último detalhe, há um erro em dizer que elas matam seus próprios parceiros. O que acontece de fato é que o macho dá cambalhotas violentas durante a cópula e assim acaba caindo sobre as mandíbulas da fêmea, isto acontece provavelmente para que aumente a chance de sobrevivência da fêmea e dos filhotes. Em relação a toxina, muitas espécies realmente podem ser perigosa principalmente para crianças, idosos e pessoas com doenças graves (além de alérgicos, esses são raros). Mas já foi comprovado cientificamente que as viúvas-marrons possuem uma toxina menos potente ou injetam menos que o suficiente para causar algum problema grave. As aranhas viúvas não possuem comportamento agressivo, por esse motivo acidentes com elas são incomuns e apenas acontecem quando são pressionadas contra a pele, geralmente acontecendo em sofás, camas e bancos ou cadeiras expostas ao ambiente ao sentar / deitar. No gênero também há a presença de dimorfismo sexual, com as fêmeas possuindo cerca de 7-10 mm de comprimento de corpo e os machos entre 2-4 mm.
As fêmeas constroem ootecas (sacos de ovos) características com espécies de 'espinhos', as diferenciando de outras espécies do gênero. Veja abaixo como são as ootecas:
Outros nomes comuns: Aranha viúva ruiva, viúva loira, etc.
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Subordem: Araneomorphae
Família: Theridiidae
Gênero: Larodectus
4 - ARANHA DE TELHADO OU MARIA-BOLA (Nephilingis cruentata)
Apesar do tamanho, as Nephilingis são inofensivas para o homem. São aranhas capazes de capturar além de insetos, aves de tamanho médio como canários e pardais. No gênero também há dimorfismo sexual, com as fêmeas medindo cerca de 24 mm e os machos 3,7 mm.
São excelentes no controle de insetos sendo encontradas frequentemente em telhados de casas (geralmente do interior), por isso o nome popular.
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Subordem: Araneomorphae
Família: Araneidae
Gênero: Nephilingis
5- ARANHA-DE-PRATA (Argiope sp.)
As aranhas-de-prata são aranhas pequenas com fêmeas de aproximadamente 2,5 cm e machos de até 8 mm, tendo também um dimorfismo sexual acentuado. Costumam ser encontradas principalmente próximas de plantações e sua toxina também não oferece riscos ao homem.
Apesar de serem muito menores, pertencem a mesma família das Maria-bola (Nephilingis cruentata) e Aranha fio-de-ouro (Trichonephila sp.).
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Subordem: Araneomorphae
Família: Araneidae
Gênero: Argiope
6 - ARANHA FALSA-VIÚVA (Steatoda sp.)
Fêmea adulta de S. ancorata
Filhote de S. ancorata
Filhote de S. ancorata
Filhote de S.ancorata
Filhote de S. ancorata
As aranhas falsas-viúvas (Steatoda sp.) possuem este nome justamente por possuírem certa semelhança com as verdadeiras viúvas (Latrodectus sp.), por esse motivo muitos acabam confundindo, mas apesar de pertencerem a mesma família, as falsas-viúvas não são perigosas. São aranhas pequenas, com algumas espécies chegando até 15 mm (1,5 cm) no caso das fêmeas, os machos são pouco menores e nãopassam de 10 mm (1 cm).
Os efeitos colaterais moderadosexperimentados por algumas pessoas após a picada dessas aranhas são provavelmente o resultado de uma infecção secundária, isto pode acontecer com a picada de qualquer aranha se a ferida da picada não for mantida limpa. Muitas vezes há mitos em torno destas aranhas fazendo-as ganharem injustamente a reputação de serem uma praga perigosa. Mas além de não serem agressivas, só picam em caso de compressão contra o corpo.
Outras imagens de Steatoda:
Steatoda triangulosa
Steatoda grossa
Steatoda grossa (macho)
Steatoda nobilis
Dentre as espécies citadas acima, apenas Steatoda ancorata,Steatoda grossa e Steatoda triangulosa ocorrem no Brasil.